Matemática para os pequenos


Um dos artigos que mais gosto e que muito me ajudou no início da minha “carreira” como mãe-educadora é o “10 coisas para se fazer com seus filhos antes que eles completem 10 anos”. E uma das dicas que o casal Bluedorns dá sobre o ensino da matemática é que aproveitemos os materiais que temos em casa e as situações do dia-a-dia. Não precisamos tanto de livros nessa fase inicial e eles precisam manipular coisas concretas para conseguir compreender conceitos abstratos. Esses dias fui surpreendida pelo meu filho de 4 anos quando me perguntou se eu sabia quanto era 5 + 5. Ao pedir para ele me dizer quanto era, a resposta foi correta:10.

Achei que ele tinha ouvido alguém dizer, uma vez que nunca trabalhei soma com ele. Na verdade, nunca “trabalhei” matemática de forma objetiva, apenas contando até 10 no dia-a-dia com feijões, talheres e coisas semelhantes. Resolvi perguntar se ele sabia quanto era 4+4. Ele esticou os dedinhos, 4 em uma mão e 4 na outra e a resposta veio:8. Eu fui adiante…e 2+3? E 4+5? 6+2? E todas as respostas corretas estavam em seus dedinhos. Fiquei encantada!! Mais uma vez eu testemunhava que esse método funciona.

Sendo assim, gostaria de deixar o link de um post do blog Tempo em casa, ensinando! que fala exatamente sobre isso: Matemática aos 3 anos!

Dá uma lida e adquira muitas ideias para trabalhar conceitos matemáticos com seus filhos pequenos.

Um abraço,

Rachel

 

Comments

comments

Deixe um comentário