Arte com ovos


Uma das coisas que as crianças mais gostam de fazer é pintar. Os lápis de cor e giz de cera são muito utilizados, mas elas gostam mesmo é de pintar com tinta. Sim, fazem muita bagunça e sujeira, contudo sabemos que esta atividade é de grande importância para o desenvolvimento dos pequenos, pois estimula os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, na percepção das cores, entre outros benefícios. Mas os menores não são os únicos beneficiados. Quando estudamos artes com as crianças maiores elas tem oportunidade de conhecer quadros e pinturas belíssimas através de livros ou sites e devemos estimula-las a reproduzir de forma simples e da maneira delas. Por isso, é importante que em casa tenha sempre material disponível como tintas, papéis e até mesmo telas.

Mas…e os ovos?

Uma técnica muito antiga é a pintura com têmpera ovo que consiste em uma mistura da gema de ovo com pigmento, formando uma tinta solúvel em água, mas relativamente resistente. E sabe o que é legal? A própria criança pode fazer e assim observar como se formam as diversas cores e soltar a imaginação.

No blog Educação de Crianças há um passo a passo de como fazer essa tinta. Além da tradicional tinta guache, aproveite este recurso para estimular o gosto pela arte em seus filhos. Aproveito para indicar um livro interessante para aprender um pouco mais sobre esta disciplina, mas que deve ser lido juntamente com eles: “História da Arte para Crianças”, de Lenita Miranda de Figueiredo.

 

Comments

comments

Deixe um comentário